De acordo com o "Encomarketing"(2017):
"Cultura Organizacional nas Empresas é a essência da empresa, ou
seja, o conjunto de hábitos e valores que todos compartilham. Assim, para falar
de "cultura organizacional", se faz necessário abordar a mudança de
hábito para se encaixar nos formulários da empresa; o respeito a Doutrina
abordada pela empresa; e a dificuldade no aprendizado por não conseguir seguir
protocolos.
A Mudança de Hábito para se encaixar nos formulários
da empresa significa que cada empresa tem sua função no mercado, e dessa forma,
treinam seus funcionários para melhor atender as pessoas, mas como colocar o funcionário
certo na função certa? Treinando todos eles de uma só forma, mudando seus hábitos
para ajustar todos aos hábitos da empresa, fazendo com quê todos trabalhem em
um foco.
O Respeito a Doutrina abordada pela empresa
significa que o funcionário passa por um período de três meses para se adequar aos
costumes, ou seja, a doutrina que a empresa impõe. Nesse período ele vai mostrar
se é capaz de exercer essa função. O tempo que passou sendo ensinado vai possibilitar
a ele se encaixar no que é solicitado a vaga prometida, a doutrina vai fazer com
que ele, junto com os outros funcionários, trabalhem com a mesma linha de pensamento
e produção para a entidade.
Por fim, a Dificuldade no aprendizado por não conseguir
seguir protocolos, diz respeito ao fato de algumas pessoas entrarem em uma empresa
com uma doutrina adquirida em casa, educação doméstica aprendida por pais e mães
que muitas vezes estão distantes da realidade mercadológica, e essas pessoas
podem não conseguir se manter nos seus empregos, por não conseguir seguir regras,
protocolos e doutrinas. Isto pode acontecer pelo conflito da cultura em si já
existente que o impede de aceitar a norma
imposta pelo ambiente de trabalho.
Na sociedade
existe uma diversidade de pessoas, as que não conseguem se adaptar e as que mesmo
com sua crenças e culturas, conseguem seguir outras ou se encaixar bem, para se
manter no mercado de trabalho, círculos de amizades e até religião. Nas entidades,
o ideal é o respeito e obediência as normas independente da sua cultura. A empresa
não deve se opor as crenças e culturas dos funcionários, exigindo apenas que se
faça as atividades impostas da melhor maneira possível, da forma em que o
mercado exige. Assim, por ter doutrina e seguir as normas, é possível a oportunidade
para o crescimento dentro de uma unidade, mas ao apresentar dificuldades em seguir
essas normas, será difícil exercer o trabalho em um ambiente organizacional de uma
empresa.
SCHERMANN,
Daniela. Endomarketing: o que é, por
que fazer e como fazer endomarketing. 2017. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/endomarketing/
Acesso em: 15 abr 2020.
Thiago Gomes dos Santos
Graduando em Ciências Contábeis - P1 - Manhã - UNIESP
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