quarta-feira, 15 de abril de 2020

Cultura Organizacional nas Empresas


De acordo com o "Encomarketing"(2017): "Cultura Organizacional nas Empresas é a essência da empresa,  ou seja, o conjunto de hábitos e valores que todos compartilham. Assim, para falar de "cultura organizacional", se faz necessário abordar a mudança de hábito para se encaixar nos formulários da empresa; o respeito a Doutrina abordada pela empresa; e a dificuldade no aprendizado por não conseguir seguir protocolos.
A Mudança de Hábito para se encaixar nos formulários da empresa significa que cada empresa tem sua função no mercado, e dessa forma, treinam seus funcionários para melhor atender as pessoas, mas como colocar o funcionário certo na função certa? Treinando todos eles de uma só forma, mudando seus hábitos para ajustar todos aos hábitos da empresa, fazendo com quê todos trabalhem em um foco.
O Respeito a Doutrina abordada pela empresa significa que o funcionário passa por um período de três meses para se adequar aos costumes, ou seja, a doutrina que a empresa impõe. Nesse período ele vai mostrar se é capaz de exercer essa função. O tempo que passou sendo ensinado vai possibilitar a ele se encaixar no que é solicitado a vaga prometida, a doutrina vai fazer com que ele, junto com os outros funcionários, trabalhem com a mesma linha de pensamento e produção para a entidade.
Por fim, a Dificuldade no aprendizado por não conseguir seguir protocolos, diz respeito ao fato de algumas pessoas entrarem em uma empresa com uma doutrina adquirida em casa, educação doméstica aprendida por pais e mães que muitas vezes estão distantes da realidade mercadológica, e essas pessoas podem não conseguir se manter nos seus empregos, por não conseguir seguir regras, protocolos e doutrinas. Isto pode acontecer pelo conflito da cultura em si já existente que  o impede de aceitar a norma imposta pelo ambiente de trabalho.
Na sociedade existe uma diversidade de pessoas, as que não conseguem se adaptar e as que mesmo com sua crenças e culturas, conseguem seguir outras ou se encaixar bem, para se manter no mercado de trabalho, círculos de amizades e até religião. Nas entidades, o ideal é o respeito e obediência as normas independente da sua cultura. A empresa não deve se opor as crenças e culturas dos funcionários, exigindo apenas que se faça as atividades impostas da melhor maneira possível, da forma em que o mercado exige. Assim, por ter doutrina e seguir as normas, é possível a oportunidade para o crescimento dentro de uma unidade, mas ao apresentar dificuldades em seguir essas normas, será difícil exercer o trabalho em um ambiente organizacional de uma empresa.

SCHERMANN, Daniela. Endomarketing: o que é, por que fazer e como fazer endomarketing. 2017. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/endomarketing/ Acesso em: 15 abr 2020.

Thiago Gomes dos Santos
Graduando em Ciências Contábeis - P1 - Manhã - UNIESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário