sábado, 2 de maio de 2020

A importância daquilo que a gente não vê, mas a gente sente


O patrimônio é um bem ou um conjunto de bens com significado e importância para um grupo de pessoas, ele pode ser natural ou cultural.
O patrimônio cultural imaterial é bastante importante, pois sabemos que ele existe, não tocamos, mas sentimos, como as danças, os costumes, as celebrações, as lendas, as músicas, entre outros. Os bens culturais imateriais têm bastante valor, eles reúnem conhecimentos, práticas e também são transmitidos de geração a geração, então cada uma dela traz contribuições criando um sentimento de identidade.
No Brasil o órgão conhecido como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) cuida dos bens culturais, pois eles acreditam que esses bens são conhecimentos. 38 manifestações culturais imateriais já foram reconhecidas pelo instituto, como a roda de capoeira, o frevo, o samba de roda que são danças; a festa do Divino Espírito Santo que é realizada em Goiás, que é uma celebração, entre outras manifestações.
Então podemos concluir que as coisas importantes não são apenas aquelas que podemos tocar, os bens culturais imateriais são a prova, eles existem, mas são eles que tocam o ser humano e carregam uma importância imensa, muitas vezes o próprio patrimônio imaterial leva as pessoas de um país a sentir-se integrada naquela nacionalidade.

Larissa da Silva Gonçalves
Graduanda de Ciências Contábeis – UNIESP - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário