sábado, 2 de maio de 2020

A valorização dos Monumentos Históricos

O monumento é uma "memória viva" que traz ao presente o nosso passado retratando alguém ou algum acontecimento histórico. Este texto aborda como precisamos amadurecer nossa visão mais quanto aos monumentos históricos, como: bustos, estatuas e obeliscos, e como eles atuam na comunidade ou cidade onde vivemos, mantendo-se as lembranças do nosso passado. 

Os monumentos históricos são um patrimônio (bens) classificados como material móvel. Atualmente estão sendo danificados por vândalos, tais como as estátuas das cidades metropolitanas de João Pessoa e no Centro da Capital. A mais conhecida que está sendo danificada é a estátua de bronze de Livardo Alves que está localizada na praça do ponto Cem Reis em João Pessoa-PB.

Monumentos como a de Livardo Alves atuam na nossa vida para retratar e homenagear fatos históricos e pessoas históricas para a sociedade. No artigo de Lucilene Meireles na Plataforma digital do Correio da Paraíba diz que: "João Pessoa é uma cidade rica em monumentos históricos. São bustos, estátuas que figuram entre os principais atrativos para o turismo da Paraíba" relatando também que "Alguns estão sujos, pichados, quebrados e sem manutenção". Em uma cidade muito visitada devemos enquanto cidadão cuidar e valorizar os atrativos que o nosso Estado possui. Para alguns esses monumentos não são importantes, porém eles retratam a história do lugar onde vivemos. 

Entretanto é dever de todo cidadão valorizar a cultura da sua cidade, pois com isso podemos mostrar ao mundo os nossos costumes, artes, monumentos históricos, comidas e entre muitas outras coisas que João Pessoa pode oferecer. 

#amominhajampa


Raquel Pereira de Oliveira
Graduanda do Curso de Ciências Contábeis - UNIESP - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário